topo.jpg
noticia1260836164.gif

Maxismo, Teoria Crítica, Cultura, Educação

As discussões pretendem desvelar a apropriação da categoria de práxis educacional na cultura considerando suas contribuições e contradições. Para tanto, emerge da discussão metodológica o conflito da relação entre sujeito e objeto, o método marxiano, bem como o papel da arte na educação como fonte de emancipação e dominação, desmistificando-a como um ideal de trabalho. Os estudos são sistematizados e dirigidos quinzenalmente e versam sobre textos selecionados de Marx, Adorno, Marcuse, Benjamin, Horkheimer, Mezaros,  Freud e outros. As temáticas dos textos estudados são renovadas a cada semestre e são selecionadas no sentido de atender a necessidade de estudos básicos da teoria crítica  e do marxismo na interface com a educação; tendo como princípio atender aspectos da discussão no âmbito da subjetividade e da sociedade. Além de artigos, estudos sistematizados, orientações de trabalhos da Pós-Graduação e coordenação de eventos sobre a temática, com a implantação do NUPESE pretende-se criar atividades que proporcionem um ambiente acadêmico livre e aberto de discussões sobre o marxismo e a teoria crítica visando acrescentar fundamentos do conhecimento à formação de alunos da graduação e da pós-graduação. Mas, sobretudo, ampliar os estudos referentes aos grupos existentes estendendo as discussões às mais variadas áreas do saber na interface com a educação e a cultura. O Plano de trabalho contempla:  Reuniões periódicas do Núcleo para estudos, discussões e reflexões sobre temas escolhidos a partir das demandas dos projetos integrantes;  Contribuições do Núcleo em pesquisas e projetos em nível de graduação e pós- graduação;  Promoção, organização e realização de seminários, debates, conferências, palestras, simpósios, colóquios, comunicações e encontros acerca da temática sociedade, subjetividade e educação nas mais variadas áreas do conhecimento; Participação do Núcleo nas atividades anuais do Simpósio da Faculdade de Educação/UFG e outros eventos, inclusive em conjunto com outras instituições e unidades; Realização de encontros dos Grupos de Estudos em Teoria crítica e educação, e, Grupo de Estudos em Educação e Ciências Humanas; Viabilizar a publicação e divulgação de estudos e pesquisas de colaboradores do Núcleo.

Foto: MARX, Karl

Fonte: FE